Coordenadores:
Dra. Graça Henriques, Dr. Luís Monteiro
Localização:
Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto
Edifício Luís de Carvalho, 2º piso
Largo Prof. Abel Salazar
4099-001 PORTO
Horário de funcionamento:
Todos os dias, 24 horas (o Laboratório do Serviço de Urgência de Patologia Clínica funciona no CoreLab)
Contatos:
Telefone: 22 20 77 500 (Geral)
Extensões telefónicas: 1841 e 1831 (Receção); 1830 e 1839 (Gabinete dos médicos)
Correio eletrónico: coordenador.corelab@hgsa.min-saude.pt (Dr. Luís Monteiro); adjunto.corelab@hgsa.min-saude.pt (Dra. Graça Henriques)
O Laboratório Centralizado, CoreLab, foi criado como unidade autónoma do Departamento de Patologia, na dependência direta do respetivo Conselho de Gestão, em Janeiro de 2008 e está certificado pela NP EN 9001:2008 desde Dezembro de 2009. Partilha os objetivos do CHP e do Departamento, pautando-se pela mais alta qualidade.
O CoreLab é uma unidade altamente automatizada com uma produção superior a 10 000 parâmetros analíticos/dia e com laboração contínua, que funciona 24 horas por dia.
A receção das amostras destinadas aos Serviços do Departamento de Patologia, bem como o Laboratório do Serviço de Urgência de Patologia Clinica, funcionam nas instalações do CoreLab (excetuam-se as amostras destinadas ao Serviço de Microbiologia e ao respetivo Serviço de Urgência).
O Laboratório está devidamente equipado para responder rápida e eficazmente às solicitações de todos os seus clientes (CHP - Internamento, Ambulatório e Urgência, outras instituições hospitalares, centros de saúde (SNS) e laboratórios privados).
A sua atividade assistencial (execução de meios complementares de diagnóstico) é desenvolvida em várias áreas, nomeadamente, Hematologia Geral, Química Geral, Marcadores cardíacos, Marcadores tumorais, Hormonas, Serologia e Imunologia.
Para além disso, o Corelab tem na sua dependência duas Centrais de Colheitas, onde são atendidos cerca de 400 utentes/dia, uma localizada no HSA (instalações do ex-CICAP) e outra localizada no CMIN (instalações da ex-Maternidade Júlio Dinis), totalmente informatizadas.
No âmbito das suas atribuições, para além da atividade clínica assistencial, presta serviço de ensino pré e pós graduados e colabora em projetos de investigação coordenados pelo DEFI. No que respeita ao ensino pré-graduado, dá formação a alunos estagiários da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e do Instituto Politécnico de Bragança e, no que diz respeito ao ensino pós-graduado, colabora na formação de médicos do Internato de Formação Específica de Patologia Clínica e do estágio de Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde do CHP e de outros hospitais que aqui complementam a sua aprendizagem.