CHP: Departamento de Medicina: Hematologia Clínica & Imuno-Hemoterapia: Serviço de Hematologia Clínica

Laboratório de Citometria

Diretor do Serviço de Hematologia Clínica:
Dr. Jorge Coutinho

Médica responsável pelo Laboratório de Citometria:
Prof. Doutora Margarida Lima

Profissionais:
  • Médicos: Catarina Lau, Maria dos Anjos Teixeira, Margarida Lima
  • Técnicos Superiores de Saúde (TSS): Maria Luís Queirós (carreira especial farmacêutica); Marta Gonçalves.
  • Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT): Ana Helena Santos, Lurdes Oliveira, Marlene Santos, Sónia Fonseca.
  • Assistentes Técnicos: Sérgio Granja

Localização:
Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto
Instalações do Ex-CICAP
Serviço de Hematologia Clínica, Laboratório de Citometria
Rua D. Manuel II, s/n
4099-001 PORTO

Horário:
Funcionamento: Dias úteis, 2ª a 5ª feira: das 8.30h às 19:00h; Dias úteis, 6ª feira: das 8.30h às 17:00h.
Receção de amostras: Dias úteis, 2º a 5ª feira – das 9:00h às 15:30h; Dias úteis, 6ªs feiras e vésperas de feriado – das 9:00h às 13:30h;
Análises realizadas em dias específicos: Pesquisa de anticorpos anti-plaqueta: 3ªs feiras; Outros estudos das plaquetas (glicoproteínas, quantificação de plaquetas, etc.): 4ªs feiras

Contatos:
Telefone: 22 20 77 500 (Geral); 22 60 50 212 (Direto)
Extensão telefónica do laboratório: 4210
Correio eletrónico: margaridalima@chporto.min-saude.pt (Médica Responsável pelo Laboratório); citometria@chporto.min-saude.pt (Secretariado do Laboratório)

O Laboratório de Citometria (LC) do Serviço de Hematologia Clínica (SHC) é um laboratório diferenciado que se dedica ao estudo, por citometria de fluxo, de doenças do foro hematológico. Assume-se como um laboratório clínico, centrado no doente, que trabalha em estreita colaboração com áreas clínicas e laboratoriais afins (nomeadamente Anatomia Patológica, Hematologia Clínica, Imuno-Hemoterapia e Patologia Clínica), do CHP e de outras instituições hospitalares.

É considerado um laboratório de referência em algumas áreas de diagnóstico, entre as quais se destacam as doenças linfoproliferativas de células T e NK e as mastocitoses.

Está certificado pela Norma 9001 desde 2005, tendo obtido a certificação pela Norma 9001:2015 em 2017.

Integra a Orphanet desde 2005, onde é reconhecido como laboratório clínico especializado no estudo de algumas doenças raras (EUGTPT60673), e o grupo Euroflow desde 2009, onde representa Portugal na área das doenças linfoproliferativas de células T e NK.

Atividade assistencial

A atividade assistencial, dirigida primariamente a doentes do CHP, mas alargada a outras instituições de saúde, distribui-se pela vertente laboratorial e de consultadoria, através da realização de exames diferenciados e da sua orientação, em diferentes contextos clínicos. A atividade laboratorial distribui-se por várias áreas funcionais:

Atividade formativa

O LC é regularmente solicitado para a formação pré e pós-graduada, facultando estágios a diferentes grupos profissionais, incluindo médicos internos de Hematologia Clínica, Imuno-hemoterapia e Patologia Clínica, do CHP e outras instituições hospitalares, assim como a profissionais da carreira dos Técnicos Superiores de Saúde e dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica. Até 2017 o LC facultou mais de 230 estágios. Para além disso, tem colaborado na orientação e execução de projetos de doutoramento e de mestrado de alunos de várias instituições de ensino.

Atividade científica

A atividade científica é considerada vital para o desenvolvimento do Laboratório. Neste âmbito, o LC tem participado em projetos de investigação, organizado reuniões e cursos, e apresentado e publicado vários trabalhos. Até 2017 os seus profissionais primeiros autores ou coautores de mais de 100 artigos publicados em revistas indexadas, fizeram mais de 80 palestras e apresentaram mais de 100 comunicações orais e mais de 250 trabalhos em painel.