Diretora:
Dra. Esmeralda Neves
Localização:
Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto
Instalações do Ex-CICAP
Rua D. Manuel II, s/n
4099-001 PORTO
Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 8.30 às 12.30 horas e das 13.30 às 17.30 horas
Contatos:
Telefone: 22 20 77 500 (Geral); 22 60 50 241 (Direto)
Extensões telefónicas: 4242 (Secretaria); 4241 (Diretora)
Correio eletrónico: directora.imunologia@chporto.min-saude.pt (Diretora)
O Serviço de Imunologia do CHP é um Serviço hospitalar diferenciado que se dedica fundamentalmente ao estudo das doenças do foro da Imunopatologia.
Assume-se como um Serviço de caráter assistencial, centrado no doente e em estreita colaboração com áreas clínicas afins, do CHP e de outras instituições hospitalares.
É considerado um Serviço de referência em algumas áreas de diagnóstico, entre as quais se destacam as doenças autoimunes, alergias e imunodeficiências primárias.
No âmbito da sua intervenção, a formação diferenciada em Imunologia e a investigação clínica são atividades consideradas relevantes, que contribuem para a inovação e diferenciação do Serviço.
A atividade assistencial, dirigida primariamente a doentes das várias unidades do CHP, mas alargada a outras instituições de saúde que a ele recorrem, distribui-se pela vertente laboratorial e de consultadoria clínica, através da realização de estudos laboratoriais diferenciados e da sua orientação, de acordo com diferentes contextos clínicos.
A atividade laboratorial distribui-se por três áreas funcionais distintas (Autoimunidade, Imunoquímica e Imunidade Celular) que cooperam entre si, através da partilha de equipamentos e recursos humanos, tendo como objetivo oferecer uma resposta de qualidade e em tempo útil, assegurada por rigorosos sistemas de garantia da qualidade.
Alguns dos testes disponibilizados pelo Serviço de Imunologia aplicam-se ao diagnóstico de doenças raras e exigem experiência e um elevado grau de diferenciação técnica.
O Serviço é regularmente solicitado para a formação pré e pós-graduada, dirigida a diferentes grupos profissionais, incluindo Médicos a cumprir o programa de internato de várias especialidades, do CHP e outras instituições hospitalares, assim como estágios da carreira de Técnicos Superiores de Saúde e de Diagnóstico e Terapêutica.
O Serviço participa na docência da unidade curricular de Semiótica Laboratorial, do curso de Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS/UP).
De acordo com a capacidade instalada, são regularmente disponibilizados os meios técnicos e humanos para o desenvolvimento de projetos de doutoramento e de mestrado de alunos de diferentes Escolas Superiores e Faculdades, particularmente do ICBAS/UP.
Em 1992 foi criado o “Ciclo de Estudos Especiais em Imunologia Laboratorial (Imunopatologia Clínica) ”, publicado por aviso em Diário da República, que se destina à formação médica diferenciada, de especialistas de Patologia Clínica, Imunohemoterapia e Anatomia Patológica, de cujo corpo docente fazem parte elementos do Serviço de Imunologia, Unidade de Imunologia Clínica, Pediatria e Hematologia Clínica do CHP.
A atividade científica é considerada de particular importância para a diferenciação dos elementos que dele fazem parte.
A articulação com profissionais de outras Especialidades, com as quais foram criados grupos de trabalho, tem contribuído para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento tecnológico e científico, aplicadas ao diagnóstico laboratorial e investigação clínica. Neste âmbito, o Serviço de Imunologia tem participado em projetos de investigação, organizado reuniões, apresentado e publicado trabalhos em revistas de caráter científico, nacionais e internacionais e colaborado na redação de livros, sobretudo do foro da Reumatologia e Imunodeficiências.