CHP: Departamento de Patologia: Patologia Clínica

Serviço de Microbiologia

Diretora:
Dra. Maria Helena Ramos

Localização:
Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto
Edifício Luís de Carvalho, 2º piso
Largo Prof. Abel Salazar
4099-001 PORTO

Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 8.30 às 23.30 horas

Contatos:
Telefone: 22 20 77 500 (Geral); 22 20 82 899 (Outros)
Extensões telefónicas: 1857 (Secretaria); 1865 e 1866 (Salas de trabalho); 81142 (Telemóvel SU)
Correio eletrónico: director.microbiologia@chporto.min-saude.pt (Diretora)

O Serviço de Microbiologia do CHP desenvolve uma atividade de elevada qualidade e de elevado grau de diferenciação, em virtude da formação e diferenciação de todos os profissionais que nele trabalham. Toda a atividade do Serviço assenta em três pilares: diagnosticar, formar e investigar.

Em termos de apoio ao diagnóstico, o Serviço de Microbiologia disponibiliza um painel de exames microbiológicos muito completo em todas as suas áreas: bacteriologia, micologia, serologia, parasitologia e virologia. Para além das metodologias clássicas de diagnóstico, utiliza metodologias de última geração (espectrometria de massa-MALDI-TOF, pesquisa direta de antigénios, métodos moleculares como PCR em tempo real, técnicas de sequenciação, etc.) quer a nível da identificação, da determinação da susceptibilidade aos antimicrobianos, quer para estudo da epidemiologia hospitalar (rastreio de portadores, estudo e caracterização de surtos, etc.), melhorando assim o seu tempo médio de resposta.

No Serviço de Microbiologia, para além do diagnóstico etiológico da infeção, é de particular importância a atividade de consultoria, que se consubstancia na disponibilidade para informar ou ajudar os médicos na sua prática clínica. “Que exames pedir? Como interpretar os resultados dos exames microbiológicos? Como realizar determinada colheita e enviá-la para o laboratório? Que antimicrobianos devem ser prescritos? Entre outros”. Para garantir a eficiência desta actividade todos os médicos do serviço estão contactáveis através de VPN.

Uma boa parte da actividade do serviço é dedicada à formação de médicos em formação específica em Patologia Clínica, Doenças Infeciosas e Dermatologia Venerologia, ministrar estágios curriculares no âmbito de licenciatura em Biologia, em Ciências Farmacêuticas, Bioquímica e em Análises Clínicas e Saúde Pública.

Tem ainda a seu cargo a regência e o ensino da unidade curricular de Microbiologia I e II do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Além disso, o Serviço investe na formação interna dos seus colaboradores, quer organizando cursos temáticos, quer dando cumprimento ao seu plano de formação anual.

A actividade de investigação, a maior parte dela é desenvolvida fora das horas de actividade de serviço, estando inserida em projetos multicêntricos nacionais e internacionais ou em programas doutorais.

Dentro da sua actividade, participa no SU de Patologia Clínica, tendo a responsabilidade de assegurar a sua vertente microbiológica, sete dias por semana.

Toda a sua atividade está centrada no doente sendo efectuada por uma equipa multidisciplinar de vários grupos profissionais perfeitamente interligados. O Serviço encontra-se certificado pela NP EN ISO 9001:2008, desde 2008.