CHP: Departamento de Patologia: Patologia Clínica

Serviço de Química Clínica

Diretor:
Dr. José Carlos Oliveira

Localização:
Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto
Edifício Luís de Carvalho, 2º piso
Largo Prof. Abel Salazar
4099-001 PORTO

Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 9 às 13 horas e das 14 às 16.30 horas

Contatos:
Telefone: 22 20 77 500 (Geral)
Extensões telefónicas: 1842
Correio eletrónico: director.sqc@chporto.min-saude.pt (Diretor)

O Serviço de Química Clínica surgiu como serviço autónomo, integrado no Departamento de Patologia Laboratorial do CHP, em Janeiro de 1991. Até essa data constituía uma secção (Laboratório de Bioquímica) do Serviço de Análises Clínicas do Hospital Geral de Santo António.

No âmbito das suas atribuições, desenvolve a sua ação em três áreas que se complementam e potenciam, sendo elas as funções assistencial, de ensino e de investigação científica.

A função assistencial é a que apresenta maior visibilidade para o exterior e que evoluiu no sentido de oferecer um conjunto completo de serviços nos campos da bioquímica geral, do estudo bioquímico e citológico da urina, fezes e líquidos de cavidades serosas, dos marcadores tumorais, da monitorização de fármacos e toxicologia clínica, da infertilidade, do rastreio pré-natal de aneuploidias, dos oligoelementos, da endocrinologia e do metabolismo e nutrição. Esta atividade é desenvolvida quer para o CHP, quer para outros hospitais da região e laboratórios privados e pauta-se por elevados padrões de qualidade monitorizados por programas de controlo de qualidade internos e externos.

O Serviço de Química Clínica, partilha os objetivos cooperativos do CHP e do Departamento de Patologia contribuindo para os alcançar com um serviço da mais elevada qualidade e reconhece que esses objetivos só poderão ser atingidos e mantidos pela adoção de uma atitude inovadora, pelo investimento na pesquisa e desenvolvimento e pelo conhecimento e satisfação das necessidades e requisitos dos seus utilizadores.

No âmbito do ensino, o Serviço tem a responsabilidade da docência da unidade curricular de Semiótica Laboratorial, do curso de Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS/UP).